Photo Tech - Curves

30 de abr de 2015


Com certeza uma das perguntas que eu mais recebo é "Como você edita suas fotos?". A resposta varia muito, já que algumas vezes uso Photoshop, outras vezes uso o Lightroom. Então, em vez de dar uma resposta superficial, vou falar de uma ferramenta que, não importa onde edite minhas fotos, vai ser a minha favorita, sempre: curvas.

Onde encontrá-las?
No Photoshop:
Camada → Nova Camada de Ajuste → Curvas
No Lightroom:
Aba "Revelação" → Coluna Esquerda "Curva de Tons"

Como elas funcionam?


Assim que abrimos para ajustá-la, a curva ainda é uma reta (olha só, hahaha) e vem com dois pontos nas extremidades: o 1, que modifica os brancos da foto e a 5, que modifica os pretos. As outras três partes, cada uma modifica uma área em especifico da foto: a 2 modifica os realces da foto, a 3 modifica os tons médios e a 4 modifica as sombras.
Além disso, vale lembrar que puxando a reta pra cima a área específica será clareada e puxando pra baixo a área irá escurecer.

Efeito Matte
Esse tipo de edição ficou bem famoso principalmente por lembrar o contraste que a fotografia analógica oferece nas suas fotos. E, olha só, é super simples de simular!!!


É só criar três pontos na reta, como indicado na figura da esquerda. Clareamos a área dos realces e escurecemos as sombras, a famosa curva em "S". Até aí nenhuma novidade, mas quando observamos as modificações nos pontos brancos e pretos o primeiro foi puxado para baixo e o segundo para cima. E é assim que inicia a edição de TODAS as minhas fotos ;).
Na imagem abaixo, vocês podem observar as mudanças (só deixar o mouse em cima da imagem para o antes/depois).



Mas não é apenas com o contraste que as curvas trabalham, a ferramenta é bem potente pra alterar as cores de uma foto. Usando a mesma ideia da curva RGB, onde cada área modifica os realces, tons médios e sombras, as curvas Red, Green e Blue fazem isso, mas com cores. Para essa imagem em específico, quis deixá-la com cores mais frias e as modificações que eu fiz vocês podem ver acima :). Mais uma vez, deixando o mouse em cima da foto, vocês podem ver o antes/depois.


E é basicamente isso!! Uma vez que você entende como a ferramenta funciona, vale a pena testar todas as opções até encontrar uma edição que lhe satisfaça. O bom das curvas é que você pode criar quantas você quiser, mudar os ajustes da camada e se divertir (no Photoshop, infelizmente o Lightroom só permite uma :/)!!!
Coloquei aqui algumas fotos com a edição final e sem a(s) curva(s), pra vocês verem como essa ferramenta é fundamental na minha edição. Só lembrando, mais uma vez, deixe o mouse em cima da foto pra ver o antes:






Pra quem quiser treinar, graças às pessoas legais da internet, o que mais tem pelo Google são curvas gratuitas!! Eu recomendo e já até usei as seguintes:
01. Digital Film Actions - a Julia Trotti começou com um "Free Curve Friday" no blog e agora tem uma super coleção disponível gratuitamente na lojinha dela. Quem quiser, e tiver $, pode aproveitar e comprar os presets dela pra Lightroom.
02. The Smell of Cinders and Rain - a fotógrafa Siiri Kumari também disponibilizou um conjunto de curvas todo mês durante um ano!! Bem legais e valem muito a pena.
03. DeviantArt - com certeza o site com maior número de recursos para Photoshop, fotógrafos, artistas em geral. É só sair procurando pelo site que com certeza você vai sair lotado de curvas pra testar ;).

Então é isso, pessoal!! Espero que esse post tenha esclarecido um pouco mais sobre as curvas tanto no Photoshop como no Lightroom e também tenha tirado algumas dúvidas sobre como eu edito minhas fotos!! ;)

On the balcony and I'm singing...

28 de abr de 2015







Finalmente algumas fotos de São Paulo!! Já têm mais de dois meses que voltei de lá e resolvi de uma vez por todas editar o restante das fotos ^_^. Não foram muitas, já que na maioria algumas vezes, simplesmente esquecemos da câmera (mesmo com o peso, olha só) e não fotografamos tanto quanto gostaríamos.
Eu (e o resto do mundo, né?) adoro uma boa vista. Nada como ficar admirando o mundo de uma sacada. Pra minha tristeza, a vista do meu apartamento é... outro prédio, por isso não foi à toa que adorei a vista da minha tia, bem... hhhmm... parisiense!! Não sei se era a decoração das grades ou a pontinha azul daquele prédio no fundo, mas eles me lembraram as vistas dos apartamentos chiques da capital francesa. Fiz até "luki" do dia, todo Forever 21, tanto a blusa como a saia :D. 
E foi nesse dia que fiquei cantarolando West Coast da Lana del Rey pelo resto da viagem, principalmente a parte do título desse post :P. E também onde tirei essa foto do instagram, que está com a vista para o outro lado :).

6/52 - Sunset on the balcony



No dia seguinte, depois de bater perna na Daiso da Sé, ir caminhando ao Mercado Municipal (em distâncias "Andrea" é bem longe ¬¬) e passar uma vida esperando pra comer, chegamos na casa da nossa amiga, que estava nos recebendo, bem na hora do pôr do sol!!! Nem tinha ido na sacada dela ainda, mas quando vimos a luz vindo de lá, aproveitamos pra tirar umas fotxchenhas, hahaha.
Ai, ai, que vontade me deu de viajar ^_^.

To Brasilia with love

21 de abr de 2015











Hoje, nos 55 anos de Brasília, resolvi fazer uma singela homenagem com algumas fotos tiradas ao longo dos anos. Algumas já até apareceram aqui, outras ficaram esquecidas no meu HD Externo, mas hoje tiveram a chance de aparecer.
Moro aqui há quase 9 anos e nos identificamos já no aeroporto, hahaha. A organização, as pessoas, o clima (comparado de onde eu vim, Teresina - PI, onde nem blusa de manga comprida eu tinha) e, principalmente, as oportunidades. 
Mesmo com pouco tempo, posso falar que cresci junto com Brasília. Ela, na horizontal, pessoas de tudo quanto é lugar do Brasil, não existe mais aquele vazio na cidade, as áreas públicas sendo cada vez mais ocupadas, eventos internacionais agora fazem uma "escala" aqui na cidade e o metrô, eu que o diga, nunca mais ficou vazio.
Quanto a mim? As pessoas que eu conheci, os lugares que eu pude conhecer, as oportunidades que eu não sei se teria em algum outro lugar. Mas, principalmente, minha visão de mundo, como ele é grande e eu sou apenas mais uma pessoinha no meio dele, como ficar pensando em problemas bobos é só perda de tempo. Tudo isso eu devo a Brasília.
E então, quem quer vir aqui me visitar? :) Já estou esperando todos pra nossa voltinha fotográfica ^_^.

6 on 6 project

7 de abr de 2015








Como estão, pessoal?? Diferente do que venho lendo na internet, meu mês de Março passou super rápido!! Tanto que às vezes até esqueço que fiz aniversário. Espero que o mês de Abril se acalme um pouco mais, porque ainda quero fazer algumas coisas em 2015 (aquela dramática que pensa que o ano já está no fim).
Bom, Março passou e eu ainda tenho que postar minhas fotos de São Paulo e atualizar meu projeto de 52 semanas!!! O_o Olha só, Abril, você tem o dever de passar devagar, hein?? Além de tudo isso, comecei um novo projeto com a Li Gobara, que eu conheci no Rio ano passado, o Letter by Letter. Provisoriamente nesse endereço, depois repasso o definitivo pra vocês ;).
Mas vamos para as fotos!!

01. Sempre tive vontade de ler a revista Kinfolk toda vez que via alguma foto nos meus instagramers (ou seria instagrammers? hahaha) favoritos. Mas com o dólar nas alturas e pagar por frete e tudo mais, decidi optar pela versão online :).
02. Um dos meus presentes de aniversário ^_^. Ignore como estou super descabelada ali na pontinha da minha cabeça, kkkk.
03. Não comprei muita coisa em São Paulo. Na verdade, minhas compras quase todas estão nessa foto :). Coisinhas de papelaria da Daiso Japan (confesso que esperava MUITO mais dessa loja :/ mas ainda é melhor do que os preços que achamos por aqui).
04. Meu cacto novo e algumas borboletas que já apareceram várias vezes por aqui.
05. Carrossel em um momento de luz bonita.
06. Depois de vários meses, finalmente meus post-its que eu pedi pelo ebay chegaram. Só falta agora planejar pra onde vai ser a próxima viagem ;).

E é isso!! Até a próxima e não esqueçam de visitar as outras meninas do projeto ^_^.